Quando compra um automóvel é imprescindível que preze pela segurança, privacidade e conforto. Sendo assim, ter um carro com película automotiva lhe garante toda a privacidade que deseja.
Aplicação de películas nos vidros pode deixá-lo mais confortável nesse quesito.
Quais películas permitidas por lei
Adquiri meu carro e quero colocar uma película, posso escolher qualquer uma? Não, existem normas e leis a serem seguidas para que não seja punido.
A Resolução 254/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) trata especificamente sobre a visibilidade do veículo. A começar, pelos tipos de vidro obrigatórios nos veículos. Por questões de segurança, os automóveis devem ter, necessariamente, vidro laminado no para-brisa e vidros temperados nas laterais e na traseira.
Nos que diz respeito a aplicação, a regulamentação determina que vidros incolores devem ter 75% de transmissão luminosa no para-brisa, enquanto vidros coloridos necessitam de 70%. Para os demais vidros do veículo é necessário 28% de transmissão luminosa.
As chamadas películas espelhadas são proibidas pelo Contran por não oferecerem os índices mínimos citados no parágrafo anterior.
Qual punição para quem colocar película irregular
Os proprietários dos veículos que não respeitarem as normas estarão cometendo infração grave. O descumprimento desta resolução acarretará a aplicação de multa no valor de R$195,23 e cinco pontos na CNH. Além disso, o automóvel fica retido para que tenha sua situação regularizada.
Quando for aplicar a película no seu carro, verifique se o material possui o selo de índice de transmissão luminosa. Essa chancela deve ser gravada no insulfilm, ser visível na parte externa e possuir as seguintes informações: nome da loja, porcentagem de transmissão luminosa e a referência à Resolução 254/07.
Tipos de Película
A aplicação de película serve para diferentes finalidades. Uma das principais é a privacidade, pois dificulta a visibilidade na parte interna do veículo. Manter a temperatura mais amena é outro fator relevante da película.
Vamos lhe mostrar os principais tipos de película e quais características de cada um.
- Película básica
No quesito qualidade, ela é simples e não muito espessa. Existem opções com diferentes níveis de transparência, desde 5% até 35%. Essa é um dos tipos mais comuns de películas.
- Película de alta performance
A principal diferença da película avançada para a básica é relacionada a temperatura. Além da qualidade ser superior, a avançada evita que o interior do veículo absorva calor. Ela possui uma proteção contra raios ultravioleta, que prejudicam a pele e partes do veículo. Sua transparência fica entre 5% e 50%.
- Película de segurança
No quesito transparência essa película se equivale a básica, fica entre 5% e 35%. Porém o que diferencia é a espessura dela. Por ser maior, aumenta a segurança de quem está no interior e torna o veículo mais resistente. Dessa forma, evita que se o vidro quebrar os estilhaços atinjam as pessoas.
Alguns fabricantes costumam chamar a película de segurança de semi-blindada. Isso é um erro, pois ela não faz a função de blindagem. É apenas mais resistente do que outros modelos.
- Película de para-brisa
O para-brisa exige um veículo com mais qualidade. Como a lei exige, o nível de transmissão luminosa é de 75%. Além disso, ela possui tecnologia diferenciada que bloqueia os raios ultravioleta e deixa o interior do veículo com uma temperatura amena.
Para realizar um serviço com excelência e um preço justo entre em contato com Top Filmes e solicite seu orçamento!